As pálpebras inchadas e os inchaços debaixo dos olhos são um verdadeiro pesadelo: comunicam ao mundo que estamos a ter um dia realmente mau, que sofremos de algum problemas grave ou que passámos mal a noite. Geralmente, é esta a linha de pensamento da maioria das pessoas quando vê uma pessoa com os olhos inchados. No entanto, a causa destas imperfeições pode ser não ter nada a ver com stress. Qual a origem dos inchaços nos olhos? Como eliminar este problema de uma vez por todas? Continue a ler para aprender os truques de desfrutar de um rosto descansado.

Que inchaços são estes?

Em termos simples, os inchaços na zona dos olhos são uma condição da pele que pode ser considerada muito desagradável. O inchaço é causado pelo acúmulo de linfa no tecido debaixo dos olhos, em vez de continuar a fluir.

Naturalmente, esta não é a única causa e pode não ter nada a ver com stress ou uma noite mal dormida. Na verdade, estes dois fatores costumam estar mais na origem de manchas escuras e não de inchaço. O inchaço é a consequência de depósitos de toxinas nos vasos de linfa e da circulação que, por alguma razão, abranda.

Olhos inchados – causas

A lista de fatores que causam inchaço debaixo dos olhos é bastante longa e diversificada. Basta dar uma vista de olhos:

  • vida sedentária e falta de atividade física
  • maus hábitos alimentares e uma dieta pouco saudável
  • consumo de sal em excesso
  • consumo de álcool e café em excesso
  • tabagismo
  • produtos de cuidado da pele errados (por exemplo, demasiado pesados ou ade ação intensa)
  • remoção de maquilhagem demasiado invasiva
  • falta de uma limpeza profunda (por exemplo, dormir com resíduos de maquilhagem)

Como eliminar o inchaço?

Escusado será dizer que precisa de uma boa noite de descanço se o inchaço for causado pela falta de sono. Felizmente, a solução é muito simples. A coisa complica quando o inchaço é causado por outros fatores.

Primeiro, elimine todos os produtos de cuidados cutâneos que possam ter um efeito negativo na zona dos olhos e fazer com que a linfa se acumule nos tecidos. Substitua estes produtos por cosméticos suaves, idealmente produtos em gel ou séruns nutritivos. Outra boa solução seria adquirir um óleo natural de absorção fácil ou um extrato de grãos de café que estimule a circulação e previna a linfostase. Outras substâncias interessantes são: extrato de castanheiro-da-índia, ginseng biloba, língua-de-ovelha, assim como café verde e pepino. Os extratos obtidos a partir destas plantas estimulam o fluxo linfático.

Eliminar rapidamente o inchaço

Se quiser eliminar rapidamente o inchaço debaixo dos olhos, experimente um velho truque conhecido que irá ajudá-la a livrar-se desta imperfeição. E o truque é: fatias de pepino. Coloque-as no frigorífico para deixar arrefecer, o que lhe dará melhores efeitos mais tarde. A boa notícia é que o pepino não só combate a linfostasia, como também ilumina as manchas escuras, caso as tenha.

Outro truque comprovado envolve saquinhos de chá – verde ou branco. Prepare dois saquinhos de chá e arrefeça no frigorífico. Depois de arrefecidos, coloque-os sobre os olhos e deixe-os fazer a sua magia durante alguns minutos.

A última ideia consiste na utilização de um rolo de jade, um acessório facilmente acessível e rentável. A pedra de jade permanece fresca durante bastante tempo e a massagem proporcionada pela ferramenta revela uma pele suave, sem vestígios de inchaço.

Olhos inchados – métodos de prevenção

É possível evitar o inchaço debaixo dos olhos? Claro que sim. Existem alguns truques comprovados e fáceis de seguir! Aqui estão alguns deles

  1. Certifique-se de que dorme sempre bem de noite. Durma durante pelo menos 7 horas.
  2. É importante encontrar momentos ao longo do dia para relaxar, pois terá um impacto positivo na sua aparência física e na sua saúde.
  3. Beba muita água mineral e infusões de ervas. É uma solução simples e vai ajudar o seu corpo a eliminar as toxinas.
  4. Mesmo que seja uma solução bastante desafiante, tente usar menos estimulantes e medicamentos.
  5. Reduza o consumo de alimentos salgados.
  6. Seja muito cuidadosa com a sua pele quando retira a maquilhagem.
  7. Certifique-se de que os produtos de cuidados com a pele que utiliza correspondem ao seu tipo de pele e satisfazem as suas necessidades atuais. Tente também encontrar alguns cosméticos formulados com pelo menos um dos extratos  acima listados.
  8. Adquira um rolo de jade e utilize-o para massajar a pele dos olhos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *