A naturalidade entrou nos cuidados diários. Lutamos para converter os cosméticos sintético nas suas alternativas com composição ecológica e saudável. O que pode usar para lavar o cabelo além do champô? Descubra 8 soluções alternativas. Algumas podem surpreendê-la!

Encontrar um champô não possua substâncias de limpeza prejudiciais e ingredientes irritantes é uma tarefa difícil. Especialmente, porque devemos combiná-las com a condição e tipo de cabelo. Sobrecarregar os champôs com ingredientes adicionais não implica um melhor funcionamento. Muitas vezes, quantos maior o número de ingredientes, pior para o cabelo, que fica sobrecarregado e seco. Não se esqueça que a pele da cabeça é sensível, pelo que deve testar várias opções para encontrar uma maneira de lavar o cabelo que não provoque irritações.

O QUE USAR PARA LAVAR O CABELO EM VEZ DE CHAMPÔ?

Água pura 

É possível lavar o cabelo apenas com água. Pode ser difícil no início, porque a água não forma espuma por si só, e podemos ficar com a sensação de que o cabelo não está a ser devidamente lavado. No entanto, a água é capaz de eliminar todas as substâncias que são solúveis em água. Não apresenta qualidades desengordurantes como os champôs e, desta forma, pode dar a sensação de que a oleosidade do cabelo está a ser indevidamente removida. Uma lavagem adequada (abragente e sem pressas) do cabelo com água não só não elimina o excesso de peso na pele, como é espalhado por todo o comprimento do cabelo. Assim, o cabelo fica mais limpo na vase, e os fios de cabelo ganham uma proteção natural contra a perda de humidade no seu comprimento.

Sabonete e vinagre

Um bom substituto do champô é também o sabonete, mas infelizmente nem todos os sabonetes são adequados. Apenas os sabonetes de potássio devem ser utilizados ​​para limpar o cabelo. Este é um assunto delicado, porque a maioria dos sabonetes disponíveis nas lojas são sabonetes de sódio, e estes não são adequados para o cabelos. Se puder comprar sabão de potássio, ensaboe apenas um pouco as suas mãos, aplique na base do cabelo, faça uma massagem no couro cabeludo e depois enxagúe. No entanto, não se esqueça de terminar a lavagem do cabelo com uma passagem com vinagre de cidra – o sabonete tem um pH inadequado, que deve ser nivelado para fechar as cutículas do cabelo.

Bicarbonato de sódio e vinagre

Lavar o cabelo com bicarbonato de sódio tem sido um procedimento muito popular recentemente. Esta alternativa não pode prescindir de ser acompanhada por uma passagem com vinagre de cidra, pois tem um pH fortemente alcalino, que não é adequado para o cabelo. No entanto, também apresenta ótimas propriedades. Absorve o excesso de sebo, possui propriedades antibacterianas e ajuda a eliminar a maior parte da sujidade do cabelo (mesmo aquelas difíceis de remover). Tem duas opções à escolha para lavar o cabelo com bicarbonato de sódio: um produto de limpeza à base de água ou uma pasta grossa (2 colheres de chá de bicarbonato de sódio com 2 colheres de sopa de água ou uma colher de sopa de condicionador).

Gema de ovo

Muitas pessoas não sabem que podem lavar o cabelo apenas com gema de ovo. O único argumento contra este método pode ser o cheiro não tão agradável de um ovo cru e o risco de aplicar muita proteína no cabelo. A gema de ovo é rica em proteínas, cujo excesso pode deixar os cabelos saudáveis excessivamente frisados e descontrolados. No entanto, se tem o cabelo seco ou normal, experimente este método. Como lavar o cabelo com gema de ovo? Vai precisar de 2-3 gemas batidas. Aplique-as nas raízes do cabelo e faça uma massagem no couro cabeludo, como se estivesse a lavá-lo com champô. Este champô natural pode ser enriquecido com sumo de limão, que também irá clarear os cabelos e conferir uma textura mais agradável.

Lavagem feminina

Há algum tempo, a blogosfera ficou agitada quando uma das raparigas descreveu a lavagem do seu cabelo com uma lavagem feminina. Embora não pareça muito razoável, o facto é que é um dos cosméticos mais delicados que podemos comprar. Destinam-se ao cuidado de partes do corpo sensíveis, por isso não vão seguramente prejudicar o cabelo ou o couro cabeludo. Estes produtos possuem o pH correto e contêm detergentes muito delicados, pelo que limpam efetivamente o cabelo sem perturbar a sua barreira protetora natural da camada hidrolipídica.

Condicionador de cabelo

Um dos métodos de lavagem de cabelo recomendado pelos cabeleireiros é a utilização de um condicionador. É uma ótima solução no caso de cabelos secos e danificados ou naturalmente encaracolados. O champô também pode ressecar o cabelo e deixá-lo mate e sem brilho, enquanto um condicionador irá fornecer o cabelo com nutrientes valiosos. Não é tão eficaz a purificar o couro cabeludo do excesso de sebo, mas é mais delicado. O melhor condicionador para lavar o cabelo não tem silicones nem parafina, mas sim uma fórmula leve e composição natural. Terá de utilizar muito mais do que champô.

Argila e vinagre

Há uma argila que também pode ser utilizada como substituto de um champô. É uma argila marroquina Ghassoul. Costuma ser utilizada para o cuidado de peles oleosas, com acne ou impuras, mas também é indicada para lavar o cabelo. Principalmente devido ao facto de desengordurar, regula a secreção de sebo e remove as toxinas do couro cabeludo. Pode preparar uma pasta de lavagem com base em argila Ghassoul – basta misturá-la com água. Aplique esta pasta no couro cabeludo com uma massagem e deixe-a atuar durante alguns minutos. Em seguida, lave o cabelo com água morna e com vinagre de cidra para equilibrar o pH do couro cabeludo.

Sapindus Mukorossi gelada

As cascas dos frutos secos da árvore indiana Sapindus Mukorossi são usadas ​​como detergente de roupa ecológico e um substituto para todos os produtos da categoria de química doméstica. Também podem ser usados ​​nos cuidados capilares, como para lavar o cabelo. Estas cascas contêm saponina, uma substância natural que forma espuma em contacto com a água e lave eficazmente. Basta fazer uma mistura de nozes para lavar o cabelo. Coloque oito nozes em água a ferver e cozinhe durante 5 minutos. Deixe esfriar e depois despeje sobre o cabelo e couro cabeludo húmidos, massajando suavemente, e enxagúe. A infusão não cheira muito bem, mas não se preocupe, o cheiro não fica no cabelo. Assim, pode utilizar estas nozes como substituto natural de um champô.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *