Cuidar de cabelos encaracolados pode deixar-nos tontas. As ondas, caracois e rolos nem sempre nos permitem soltá-los sem dor, suavizá-los perfeitamente ou criar um penteado impecável. O que fazer nessas situações? Se tiver problemas a estilizar cabelos crespos, continue a ler este artigo para descobrir os cosméticos, cortes de cabelo e truques que pode achar úteis

Cabelo encaracolado. Conhece bem este tipo de cabelo?

O cabelo é construído por 85% de queratina, 10%-15% de água, assim como minerais, pigmentos e lipídios. Os aminoácidos sulfurados que se ligam às fibras de queratina são de extrema importância. Cada fio de cabelo está revestido de cutículas que, no caso dos cabelos ondulados, encaracolados ou em rolos, estão em maiores quantidades. Na verdade, esta é a característica mais importante do cabelo encaracolado – porosidade elevada. Os cabelos com porosidade elevada são cabelos sem brilho e secos, com tendência a ficar frisados e arrepiados. O que é interessante é que existem alguns tipos de cabelo encaracolado. Existem os cabelos ondulados, encaracolados e chamados cabelos em rolos. Cada um destes tipos apresenta outros subtipos caracterizados por diferentes texturas e pelo nível de ondulação.

É disto que o seu cabelo encaracolado não gosta

Existem alguns tratamentos e cosméticos que não funcionam em cabelos encaracolados. Portanto, se o seu cabelo é encaracolado, você não deve:

  • lavá-lo em água quente, pois isso estimula a abertura das cutículas e os fios ficam sem brilho;
  • desembaraçá-lo quando está seco, pois isso deixa o cabelo frisado e arrepiado;
  • utilizar um pente de dentes finos pois pode partir e arrancar os cabelos;
  • passar uma toalha seca no cabelo com vigor;
  • utilizar secadores de cabelo e ferros que contribuem para a desidratação do cabelo;
  • expor o cabelo a procedimentos intensivos de modelagem;
  • aplicar cosméticos que contenham álcool e outros detergentes que desidratam o cabelo e o couro cabeludo.

Os melhores ingredientes cosméticos para cabelos encaracolados

Quando comprar cosméticos para cabelos encaracolados, procure três tipos de ingredientes cuja tarefa consiste em hidratar e nutrir os fios. São eles:

  1. Humectantes – substâncias hidratantes que bloqueiam a humidade e reabastecem os cabelos com água. Os humectantes são: ácido hialurónico, glicerina, sumo de aloe, mel, ureia e pantenol.
  2. Emolientes – criam uma camada protetora que restaura a barreira lipídica natural e reduz a evaporação de água. Este grupo de substâncias inclui: óleo de linhaça, óleo de argão, azeite, manteiga de karité, manteiga de jojoba, silicones, parafina.
  3. Proteínas – regeneram os cabelos danificados. Pode encontrá-los em: ovos, iogurte e kefir. As proteínas hidrolisadas são: seda, queratina, geleia real, colgéneo e l-cisteína.

Tenha em mente que os silicones que pertencem ao grupo emoliente não condicionam os cabelos encaracolados. Na verdade, deixam os cabelos com uma aparência elegante e brilho natural, pois criam uma camada não porosa em cada cabelo. A vantagem dessa solução é que a poluição urbana é incapaz de penetrar nos cabelos protegidos pelos emolientes. Por outro lado, os silicones impedem a penetração de substâncias nutritivas. Então, o que deve fazer? Não utilize silicones que não sejam solúveis em água e que possam ser enxaguados apenas com champô com SLS.

Como lavar e secar cabelos encaracolados?

Os cabelos encaracolados devem ser lavado suavemente utilizando um champô adequado. É importante que, no final, enxague com água fria ou morna, a fim de ajudar a fechar as cutículas do cabelo. Deve secar os fios de cabelo com uma toalha, aplicando movimentos delicados. Evite esfregar o couro cabeludo ou o cabelo com força. Em seguida, aplique um condicionador e desembarace o cabelo utilizando um pente de dentes largos. Se não pode deixar o cabelo secar ao ar, utilize um secador de cabelo com tecnologia de iões e defina o fluxo de ar frio.

Cosméticos para cabelos encaracolados

Os champôs para cabelos encaracolados devem limpar o cabelo delicadamente e a sua fórmula deve ser leve, para não sobrecarregar o cabelo. Este cosmético evita que o cabelo fique frisado e arrepiado. Além disso, controla os caracois e restaura as ondas e espirais naturais. Este tipo de produto deve conter, entre outros: extrato de bambu, proteínas e óleos vegetais.

Os condicionadores para cabelos encaracolados devem conter emolientes que proporcionem propriedades de reforço e suavização da barreira lipídica. Além disso, estes cosméticos evitam a desidratação, enfraquecimento e queda excessiva de cabelo. Além disso, deixam o cabelo brilhante, melhoram a sua condição e ajudam os fios a tornar-se mais resistentes aos agressores externos. Propriedades semelhantes são exibidas por óleos naturais. Um tratamento de condicionamento de cabelo popular e eficaz que requer a utilização de óleos vegetais é o tratamento capilar com óleos. Se deseja cuidar dos seus cabelos encaracolados com óleos, deve procurar: óleo de amêndoa doce, óleo de coco, óleo de oliva.

Como tornar os cabelos encaracolados pesados?

Pode tornar os cabelos encaracolados pesados de várias maneiras. Graças a isso, os fios serão dotados de um visual moderno e elegante. A maneira como o cabelo encaracolado fica depois de cortado depende do seu penteado natural, da espessura dos caracois e do tipo de caracol. Portanto, a melhor e mais segura solução é uma visita a um cabeleireiro profissional e experiente. O cabeleireiro irá dar-lhe conselhos sobre o comprimento que o seu cabelo deve ter para se adequar ao seu rosto. Além disso, irá dar-lhe algumas dicas sobre como cuidar de cabelos encaracolados e os cosméticos que deve utilizar.

Estilizar cabelos encaracolados

Esta não é uma tarefa fácil. Os cabelos encaracolados são bastante difíceis de disciplinar mas, felizmente, podem ser controlados com a ajuda de cosméticos e acessórios adequados. Assim, pode utilizar mousses e cremes com fórmulas leves. Distribua os cosméticos pelo cabelo utilizando um pente de dentes largos. Uma ferramenta de estilização de cabelos encaracolados bastante útil é o secador com difusor. No entanto, se não pretender estilizar o cabelo de maneira profissional, deixe-o estilizar-se naturalmente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *