A coloração capilar com hena, assim como acontece com as colorações comuns, é reconhecida por ser muito popular. A hena não só é um corante 100% natural como também proporciona efeitos aparentemente naturais. No entanto, devido à hena, não é simples pintar o cabelo. Continue a ler o artigo para ficar a conhecer os erros que deve evitar cometer durante a aplicação da hena, a fim de obter a cor de cabelo que deseja.
1. Não analisa a composição
Este é o erro mais comum cometido durante a aplicação da hena. Consequências? Aplica frequentemente imitações ou hena de muito má qualidade que danificam o cabelo e erritam o couro cabeludo. O pior é que o efeito final da coloração é completamente diferente do efeito esperado e descrito na embalagem. Além disso, se não ler a lista de ingredientes, então é altamente provável que não leia também as instruções de utilização. Afinal, por que haveria de perder tempo a ler as instruções se já ouviu falar de como aplicar a coloração, ou viu nalgum artigo na internet dedicado a este tópico. Infelizmente, esta estratégia pode parecer desastrosa pois nem todas as dicas que vê na internet ou os conselhos das suas amigas funcionam igualmente bem no seu cabelo.
2. A hena pinta todos os tipos de cabelo da mesma maneira
Não é verdade. O efeito da coloração depende de: cor e tipo de cabelo, cuidado proporcionado ao cabelo antes da aplicação da hena, tipo de hena, tempo de repouso da hena no cabelo, maneira como prepara a hena para o procedimento, cuidado do cabelo após a coloração e o estado do seu organismo.
3. Preparação inadequada na hena
Pode dever-se à falta de instruções ou a instruções confusas. Deve perceber que a hena pode ser preparada de diversas maneiras. Por exemplo, se misturar este corante natural com água a ferver, não poderá esperar obter bons efeitos. Se adicionar muita água, a mistura não irá pintar o seu cabelo; em vez disso, sai do cabelo sem o afetar. A sua mistura de hena tem grumos? Isso também é mau.
4. Pouca hena utilizada em comparação com o comprimento e espessura do cabelo
Utilizar pouca cor torna impossível revestir o cabelo da maneira certa. Se está agora a começar, não tenha medo de aplicar muita hena. Afinal de contas, é melhor usar uma quantidade um pouco maior deste corante natural e obter cores mais intensas do que ter problemas em notar qualquer mudança na aparência do cabelo. Depois de passar por alguns tratamentos, vai encontrar a dose de hena que o seu cabelo precisa.
5. Não é suficientemente diligente
Basicamente, não vai obter uma cor perfeita nem uma tonalidade intensa se não revestir uniformemente todos os cabelos com hena. Como é fácil adivinhar, o efeito final estará longe de ser pretendido quando aplicar mais hena a alguns fios deixando os restantes sem revestimento com o corante. Além disso, a cor que procurava vai definitivamente diferir daquela que acaba de aparecer nos seus fios de cabelo. Como fazer isso da maneira correta? Comece a aplicar a hena nas raízes, a partir da linha da testa e da risca do cabelo. Em seguida, vá aplicando o corante nas zonas atrás das orelhas, perto do couro cabeludo e, finalmente, revista o cabelo no seu comprimento.
6. Deixa a hena repousar por tempo a mais ou a menos
É importante perceber que a hena pode desidratar o cabelo e irritar o couro cabeludo se ficar no cabelo por demasiado tempo. Como é óbvio, o efeito final da coloração também será completamente diferente, definitivamente pior. Resultados semelhantes serão proporcionados se não deixar o corante repousar por tempo suficiente. Basicamente, o ideal será deixar a hena no cabelo durante uma hora. No entanto, se é a primeira vez que aplica hena, sugere-se aplicar apenas durante 30 minutos. Naturalmente, se estes 30 minutos não proporcionarem efeitos satisfatórios, prolongue este tempo e lembre-se de observar a reação do seu cabelo a este tratamento.
7. Acrescentar ingredientes à hena
Existem várias substâncias adicionais que combinam com a hena. Algumas delas intensificam ou enfraquecem o efeito final. Em suma, os ingredientes adicionais podem prolongar a duração dos efeitos, mudar a cor do cabelo ou melhorar o estado dos fios. Também é importante perceber que os ingredientes adicionais podem contribuir para reduzir a intensidade do pigmento, podendo verificar uma alteração da cor do cabelo a cada lavagem. Além disso, o couro cabeludo pode ficar irritado. Assim, antes de aplicar a hena, faça primeiro um teste numa pequena porção de cabelo.
8. Não protege a pele contra o tingimento
É verdade, as manchas e marcas que a hena deixa são realmente difíceis de remover. As zonas mais propensas ao tingimento são: testa, orelhas, pescoço e unhas. Portanto, se quiser evitar ficar com manchas, cubra as partes do corpo com um creme, óleo ou vaselina. Além disso, coloque luvas de borracha para manter as mãos limpas.
9. Limpeza imprecisa do cabelo antes da coloração
Sebo, resíduos de cosméticos, caspa e outras impurezas podem impedir a aplicação apropriada da hena e a aparência da cor desejada. De forma simples, a hena penetra melhor e mais facilmente num cabelo limpo. Assim, antes de colocar hena no cabelo, certifique-se de que os fios estão limpos, secos e desembaraçados. Graças a isso, o efeito final será muito melhor e mais duradouro.
Deixe uma resposta