Toners faciais ácidos têm se tornado populares nos últimos anos devido às suas múltiplas propriedades de beleza. Essas formulações, muitas vezes ricas em ácidos, podem ser usadas para limpar, revitalizar e tonificar a pele, permitindo-lhe obter um aspecto saudável e luminoso. Como existem uma infinidade de ácidos para escolher, pode ser difícil para os consumidores saberem quais escolher. Este artigo analisa os diferentes tipos de toners faciais ácidos e explica como escolher o melhor toner AHA.
O que são Toners Faciais Ácidos?
Toners faciais ácidos são formulados com substâncias químicas conhecidas como ‘ácidos’. Alguns destes ácidos, como os ácidos glicólicos e salicílicos, têm sido usados na medicina por mais de cem anos para tratar a acne, incentivar a produção de colágeno e tratar outras doenças dermatológicas. Outros ácidos, como AHAs (ácido alpha- hydroxyl) e BHA (ácido beta-hydroxy, também são usados para promover a saúde da pele. Esses ácidos têm sido misturados para atender aos diferentes fins, criando um tipo de toner facial que pode ser usado para limpar, tonificar e tratar a pele.
Alguns toners ácidos, como os que são à base de álcool, funcionam principalmente como limpador ao remover células mortas da pele, deixando a pele macia, suave e clara. Outros ácidos podem funcionar como um hidratante ou formador de células, enquanto outros ainda podem proporcionar um efeito liso. Quando os ácidos faciais são usados em combinação, eles podem ajudar a promover uma pele saudável, com maior profundidade, clareza e elasticidade.
Como Escolher o Melhor Toner AHA?
Um dos ácidos faciais mais conhecidos é o ácido alpha-hydroxyl (AHA), também conhecido como ácido glicólico ou ácido láctico. O AHA é usado como um dos principais ingredientes em muitos toners faciais. Os primeiros sinais de envelhecimento da pele são frequentemente tratados com produtos contêm AHA. Apesar de sua popularidade, não é aconselhável que consumidores escolham produtos à base de AHA sem primeiro procurar aconselhamento de médicos ou dermatologistas. Pois os efeitos indesejados dos ácidos podem variar de pessoa para pessoa.
Antes de optar por usar qualquer produto à base de AHA, deve-se primeiro avaliar a necessidade pessoal da pele. Produtos à base de AHA estão disponíveis em diversos graus de concentração, que variam de 2 a 20%. O tipo mais fraco é adequado para tratar os primeiros sinais de envelhecimento da pele, enquanto o tipo mais forte é recomendado para tratar problemas de pele mais graves. Quanto maior for a concentração de ácido, maior será o efeito sobre a pele.
Além do AHA, outros ácidos, tais como o ácido hialurônico, são frequentemente usados em toners faciais. O ácido hialurônico é um tipo de ácido natural que é produzido pelo corpo e que ajuda a manter a elasticidade da pele. O seu uso ajuda a prevenir o envelhecimento precoce, pois possui propriedades hidratantes que previnem o ressecamento da pele. Portanto, se a pele tende a ficar seca, então pode valer a pena considerar o uso de um toner facial à base de ácido hialurônico.
Se a pele está propensa a problemas como oleosidade, então recomenda-se o uso de um toner facial à base de ácido salicílico. O ácido salicílico é um tipo de ácido forte usado para ajudar a remover o excesso de células mortas da pele. Dessa forma, ajuda a prevenir a oleosidade da pele, proporcionando uma limpeza profunda e refresh à pele. Além disso, o ácido salicílico também possui propriedades antifúngicas, que ajudam a prevenir o aparecimento de infecções na pele.
Benefícios de Usar Toners Faciais Ácidos
Os principais benefícios dos toners faciais ácidos incluem:
- Limpar: Os toners ácidos são capazes de penetrar profundamente na pele a fim de removerem células mortas, poeira, oleosidade e outras partículas indesejáveis. Isso ajuda a limpar a pele de maneira adequada, deixando-a macia e refrescante.
- Tonificar: Os toners ácidos também são conhecidos por ajudar a tonificar a pele. Ao tonificar, eles ajudam a regular o pH da pele, a selar os poros e a conter e eliminar a oleosidade. Isso faz com que a pele fique suave e macia sem o uso de muitos produtos cosméticos.
- Hidratar: Muitos toners ácidos têm propriedades hidratantes, que ajudam a lubrificar a pele e a mantê-la saudável. Eles ajudam a prevenir o ressecamento da pele, o que, por sua vez, previne o envelhecimento prematuro e ajuda a reduzir a aparência de rugas.
- Nutrir: Os toners ácidos também podem ajudar a nutrir a pele e proporcionar-lhe um aspecto mais jovem. Pois muitos deles contêm ingredientes nutritivos, como ácidos hialurônicos, que ajudam a prevenir o envelhecimento precoce.
- Suavizar:um dos principais benefícios de usar toners faciais ácidos é que eles aspecto suave. Ao limpar e revitalizar profundamente a pele, os toners ácidos ajudam a suavizar a superfície da pele